Terça-feira, 28, nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura ocorreu reunião prévia para abordar temas relacionados aos prejuízos que estão sendo causados pela escassez hídrica em nossa região. No encontro estiveram presentes e o Secretário de Agricultura, Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Éder Dejanir Plestch; Secretaria de Obras e Viação, Elton Kronbauer; Biólogo do município, Guilherme Cunha; Responsável pela água no Município, Marcos Alves Cavinatto; Chefe do Escritório Municipal, Daniel Tiago Bonmann; Estagiário da Emater, Eduardo Alex Lima; Responsável pelo setor operacional da Coordenadoria Municipal de proteção e Defesa Civil de Coronel Barros, Lucas Jair Wottrich e o Coordenador da Defesa Civil, Maurício Klamt.
Na oportunidade Marcos Alves Cavinatto relatou aos participantes da reunião, que a área urbana do município contém 2 poços artesianos, destes, 1 poço encontra-se seco, já o outro está parcialmente vazio.
De acordo com o Chefe do Escritório Municipal, Daniel Tiago Bonmann, mesmo irrigada, produção de milho registra queda de 20%, já a não irrigada, marca quase 100% de perda no município. A soja está em processo de crescimento, mas hoje tem 30% de quebra. Esse é um reflexo das altas temperaturas e falta de chuva nos últimos meses.
Prefeitura orienta a população a não lavar telhados, calçadas e veículos com água corrente, não molhar grama e flores e manter as instalações hidráulicas em dia para evitar vazamentos.
Coronel Barros