Prezados bovinocultores.
Conforme orientação recebida da Secretaria de Agricultura do Estado, estamos passando para lembrar sobre a obrigatoriedade da vacinação de todas as fêmeas bovinas de 03 a 08 meses, seja de aptidão leiteira ou de corte. A não vacinação das fêmeas bovinas e sua comprovação acarretará:
- No impedimento da retirada da guia de trânsito animal – GTA,
- Na inconformidade da propriedade,
- Na multa aos proprietários inadimplentes.
Conforme a legislação, o produtor é obrigado a declarar a vacinação contra brucelose junto a inspetoria de seu município. Ao final de cada semestre, o produtor tem até o 10º dia do mês
subsequente para realizar a entrega dos atestados de vacinação contra brucelose. Na prática, as vacinações realizadas no primeiro semestre deverão ser declaradas até o dia 10 de julho. Já as vacinações do segundo semestre, declaradas até o dia 10 de janeiro. O produtor que não vacinar contra brucelose é passível de ser multado no valor de 60 UPF (R$ 1.269,48) acrescido de 3 UPF por terneira não vacinada (R$ 63,47).
Para agendar a vacinação, os proprietários devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura de Coronel Barros, pelo fone 3333-9119.
Coronel Barros