O moderno e eficiente sistema de leitura de água é formado por leitor digital e mini impressora, o que permite que a transmissão de dados seja feita momentaneamente, possibilitando a impressão da guia de pagamento na hora, que já fica na casa do contribuinte.
Antes de implantar o novo sistema, a leitura era realizada manualmente pelo servidor municipal, retornava para a prefeitura para digitação e somente depois disso era disponibilizada a guia de pagamento ao contribuinte. O processo levava em torno de uma semana.
Outro benefício do novo sistema é que o contribuinte pode conferir, no mesmo instante, a leitura realizada e identificar o consumo da residência.
O processo de implantação do novo sistema envolveu a Secretaria de Obras e Fazenda, que etiquetaram todos os hidrômetros e realizaram o treinamento. Já na quarta-feira (23) a equipe iniciou as leituras do mês de outubro, sendo que as guias de pagamento já ficam nas residências, com vencimento para 18 de novembro.
As pastas também salientam a importância das caixas dos correios nos portões das moradias, tendo em vista que a conta ficará no local e, por vezes, os agentes poderão não encontrar moradores.
Coronel Barros