A Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Barros informa que, a partir da próxima segunda-feira, todos os pacientes que buscarem atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) deverão utilizar máscara de proteção enquanto permanecerem nos ambientes internos.
A medida foi adotada em razão do aumento de casos confirmados de H1N1 (gripe A) no município. Segundo a Secretaria, a utilização da máscara é uma forma de reforçar os cuidados e reduzir o risco de transmissão do vírus.
Além do uso da máscara, a população é orientada a manter a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, evitar aglomerações sempre que possível e procurar atendimento médico em caso de sintomas gripais.
A secretária municipal de Saúde, Michele Santoni, reforça a importância da medida:
“Estamos registrando um número elevado de casos de H1N1 em nosso município. O uso da máscara na Unidade de Saúde é essencial para proteger não apenas quem busca atendimento, mas também nossos profissionais e toda a comunidade. É um cuidado simples, mas que faz a diferença para conter o avanço da doença.”
A Prefeitura e a Secretaria de Saúde pedem a colaboração de toda a comunidade para o cumprimento da orientação e lembram que a prevenção é a forma mais eficaz de cuidar da saúde coletiva.
Coronel Barros