O município é jovem, mas possui uma longa história. Tudo começou em 1915, quando a chamada Povoação Barros" foi gradativamente desbravada por colonizadores, os quais abriram lavouras e trabalhavam com a criação de animais para sua subsistência, resultando em uma região colonizada.
Em 1956, após 37 anos, a Povoação Barros passou a ser distrito de Ijuí, quando o então sub-prefeito João Alfredo Scherer, realizou uma grandiosa solenidade na linha 8 Oeste, com a presença de deputados e demais autoridades.
Foi então que, a partir de 1990, iniciou-se o movimento de emancipação, ou melhor, de desenvolvimento socioeconômico, político, religioso e cultural. A idéia de emancipar o povoado surgiu em uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Comunitário, quando a população chegou à conclusão de criar um município. Portanto, o governador Alceu Colares, no dia 20 de março de 1992, sancionou e promulgou a Lei nº 9.575, criando o município de Coronel Barros.
O nome é uma homenagem ao primeiro intendente eleito de Ijuí e um dos colonizadores, Antonio Soares de Barros, conhecido como Coronel Barros.
Nos últimos anos, a população tem aumentando consideravelmente, o que prova a visibilidade do município frente à região. Hoje, com quase 3.000 habitantes, a administração desenvolve trabalhos para que todos tenham acesso aos direitos básicos, como saúde e educação de qualidade. Outro esforço realizado é para o progressivo desenvolvimento do município com a instalação de grandes empresas, o que gera emprego e renda, possibilitando a permanência dos jovens e demais trabalhadores em Coronel Barros.
Parabéns, Coronel Barros!
Coronel Barros