A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Coronel Barros orienta os produtores rurais do município a realizarem a vacinação do rebanho contra a raiva. A recomendação ocorre devido à identificação de um caso suspeito de raiva em bovino nesta semana no município.
Os produtores que observarem animais doentes ou a presença de morcegos em suas propriedades devem comunicar imediatamente a Inspetoria Veterinária para que sejam tomadas as devidas providências.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave que acomete mamíferos, incluindo seres humanos, e se caracteriza como uma encefalite progressiva e aguda, com letalidade de aproximadamente 100%. A transmissão ocorre principalmente pela mordedura ou lambedura de mucosas por animais infectados, devido à presença do vírus na saliva.
A doença envolve quatro ciclos epidemiológicos:
Aéreo: transmissão entre morcegos;
Silvestre: transmissão entre animais silvestres, como macacos e raposas;
Urbano: envolvendo cães e gatos;
Rural: com incidência em bovinos, bubalinos e equinos.
Portanto, a Secretaria reforça a importância da vacinação do rebanho e solicita que, em caso de suspeita de animais doentes ou presença de morcegos, os produtores procurem a Inspetoria Veterinária. A rápida comunicação e a prevenção são essenciais para evitar a disseminação da doença no município.
Coronel Barros