Seguindo as orientações da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde com sede em Ijuí, os Vigilantes Ambientais de Endemias do município e Agentes Comunitários de Saúde, vem realizando visitas aos imóveis, efetuando controle de criadouros, avaliações de densidade larvária, notificações e bloqueios contra o Aedes aegypti através de aplicação de novo inseticida.
A SMS informa que a aplicação do inseticida é fundamental para o bloqueio das doenças transmitidas pelo aedes aegypti. E destaca que o Cielo (novo produto), além de ficar mais tempo no ar, não apresenta cheiro, portanto, não irrita a mucosa, é menos agressivo ao meio ambiente e aos seres humanos, o mesmo vem apresentando ainda mais efetividade no combate ao mosquito aedes e é aprovado, inclusive, pela Organização Mundial de Saúde.
O Município até hoje, 05 de abril de 2023, registrou 2 casos positivos importados e 5 casos suspeitos aguardando resultado.
Durante a manhã de hoje, a SMS recebeu a Carla Regina Daronco, Carlos Alberto Noll e João Jorge Camargo, Coordenadores da Vigilância Ambiental da 17ª CRS. No encontro com os Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Secretária de Saúde, Michele Santoni e a Enfermeira Cristiana dos Santos Arnt, foi definido algumas estratégias e procedimentos para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. Na ocasião, foi destacado que a participação da população neste momento é de extrema importância porque 80% dos criadouros dos mosquitos estão dentro das residências das pessoas.
Coronel Barros