No dia 30 de abril, às 14h30, no Gabinete do Governador do Estado, instituído na Fenasoja 2022, ocorreu ato oficial de entrega da Licença de Instalação (LI) da Usina Hidrelétrica PCH - Linha 11 Oeste, que iniciará as obras no município de Coronel Barros.
Em junho de 2020, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM emitiu a Licença Prévia 178/2020 que aprovou a localização e a concepção de empreendimento que se encontrava na fase preliminar de planejamento, atestando a sua viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação.
Agora, com a licença, é permitido a execução do empreendimento, estimado em mais de R$160 milhões, que contará com uma potência de 23,6 Megawatts, em uma área de 42 hectares, localizada no leito do rio Ijuí, Linha 11 Oeste, Coronel Barros/RS.
Após o início das atividades, esta usina será a maior do Cooperativismo Brasileiro, superando, a também usina da Ceriluz, PCH José Barasuol.
A cerimônia contou com a presença do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, Secretária de Estado de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, Deputado Estadual, Aloísio Classmann, Representando o Grupo Ceriluz, o Presidente, Iloir de Pauli, Presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli, o Vice-presidente, Valmir Elton Seifert, o Diretor Secretário, Sandro Lorenzoni e os engenheiros João Fernando Costa e Daniel Bitencorte e pelo município de Coronel Barros o Prefeito Municipal, Edison Osvaldo Arnt, Chefe de Gabinete, Jonas Queruz entre outros representantes de entidades públicas e privadas.
Para o Gestor municipal, a instalação da PCH em Coronel Barros, será um marco muito importante para o município. “A instalação da PCH - Linha 11 Oeste é um projeto que tem mais de 25 anos e que agora com a sua execução, representará inovação, geração de emprego, renda, arrecadação de tributos fiscais, significando mais dinheiro aos cofres da prefeitura para investirmos na cidade e no interior. Esse empreendimento representa o potencial de crescimento do nosso município, que cada vez mais é exponencial,” destaca o Prefeito Edison.
Coronel Barros