Educação - Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020

Escolas de Coronel Barros são contempladas com recursos do Programa Empreender para Transformar da Sicredi das Culturas

Após um trabalho de estudo e encaminhamentos de propostas, a Escola Municipal de Educação Infantil Primeiros Passos e a Escola Miguel Burnier de Coronel Barros, foram contempladas com recursos do Programa Empreender para Transformar (Pet), da Sicredi das Culturas, que tem como objetivo fomentar ações sustentáveis e locais desenvolvidas na área de ação, contribuindo com o desenvolvimento humano, bem como, promovendo os valores e princípios do cooperativismo junto às comunidades.

A Emei Primeiros Passos foi contemplada com o projeto Brincando sobre Rodas. Com o recebimento de R$ 1,5 mil, a escola irá adquirir motocas, triciclos e carrinhos adequados para cada idade, a fim de estimular a atenção, disciplina, concentração, coordenação motora, além de manter o corpo em movimento e proporcionar uma sensação de independência aos pequenos.

Já a Escola Miguel Burnier foi agraciada em quatro projetos diferentes:

- Teatro: Dando asas a criatividade e a imaginação. A escola recebeu R$ 798 para adquirir microfones de lapela, canhões de luz e figurinos de personagens clássicos, a fim de promover a valorização do indivíduo por meio da arte, provocando a expansão da consciência, da expressividade e movimentos, bem como potencializando a criatividade e a imaginação dos alunos.

- Brincando e Aprendendo através dos jogos didáticos. A escola recebeu R$ 1091,66 para a compra de jogos pedagógicos como matemática, memória, quebra cabeça e alfabeto móvel, com o objetivo de que os alunos vivenciem e desenvolvam habilidades de raciocínio lógico, dedutivo e indutivo; da linguagem; da criatividade; da atenção e da concentração.

- Horta na escola. Para este projeto a escola recebeu R$ 2 mil para adquirir microaspersores, bandejas para produção de mudas, substratos, sementes, mangueira, etc. O objetivo da ação é trabalhar conceitos de educação ambiental, despertando o pensamento crítico no aluno para que ele se reconheça enquanto parte do meio ambiente.

- A ginástica Geral na Escola - Ginástica para todos. A escola recebeu R$ 2 mil para a compra de materiais de ginástica como tatames, arco, bola, corda, fita, trampolim, cama elástica, trave de equilíbrio, para proporcionar a vivência da modalidade à todas as crianças, como uma manifestação da cultura corporal de movimento democrática e inclusiva.