Educação - Quinta-feira, 26 de Setembro de 2019

Escola Miguel Burnier encerra Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

Aconteceu nesta quarta-feira (25) o encerramento da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional na Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Burnier, cujo objetivo foi trabalhar a origem, produção e consumo de alimentos saudáveis, em busca de uma alimentação com sustentabilidade.

Após quatro meses de muitas vivências e aprendizados, as turmas 41 e 42, supervisionadas pelas Professoras Margarida Heldt e Márcia Weidmann, desenvolveram uma exposição dialogada sobre suas experiências. Trabalhando os temas “Sustentabilidade na Alimentação Escolar” e “Movimento + Comida de Verdade = Saúde”, os alunos trocaram suas impressões acerca de visitas realizadas nas agroindústrias familiares rurais do município, sendo elas: Aviário Quatro Coqueiros (produção de ovos), Agroindústria Naoli (panificados), e Agroindústria Queijaria Jahn (produção de queijos e manteiga).

No encerramento do projeto os alunos puderam degustar um delicioso lanche coletivo com produtos caseiros. A tarde ainda terminou com uma gincana de caçador para celebrar o movimento corporal, através de uma brincadeira que faz parte da nossa cultura.

A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional foi realizada através da parceria entre o Poder Público, Nutricionista Isabel Steffenon Weber, Extensionistas Rurais da Emater/RS-Ascar, Sandra Ribeiro e Fábio Pasqualoto, assim como com coordenação da educadora física e professora da Escola Miguel Burnier, Simone Sfalcin.

Com muito empenho e dedicação dos alunos e das professoras das turmas, inúmeros trabalhos paralelos foram desenvolvidos, como pintura de telas com cascas de ovos, grãos, sementes e farináceos, produção textual e poemas. Os trabalhos ainda serão apresentados aos munícipes no IX Encontro Municipal de Alimentação que ocorrerá em 17 de outubro de 2019.