Turismo - Quinta-feira, 18 de Julho de 2019

Prefeito realiza reunião com vistas à conservação do Salto do Yucumã

O Prefeito Edison Osvaldo Arnt é também o Presidente da Rota do Yucumã, a qual abrange 32 municípios e existe por conta do Salto do Yucumã, que é o maior salto longitudinal do mundo, possuindo 1.800 metros de extensão, 30 metros de largura e média de 100 metros de profundidade. Ele está situado no Rio Uruguai e é marco da divisa entre Brasil e Argentina nesta parte do estado. Além da beleza cênica, ele está localizado no Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas/RS.

O Salto é conhecido por ter uma bela queda d’água, a qual, por muitos meses do ano, não pode ser vista devido às hidrelétricas construídas e que o alaga. Contudo, quando poder ser visto, atrai muitos turistas.

Porém no último mês, tiveram inicio as tratativas que envolvem a instalação de um Complexo Hidrelétrico Binacional, nas áreas de Garruchos e Alecrim. Se o projeto entrar em vigor, a água do rio Uruguai vai represar e pode alagar, pelo menos, 10% do Salto do Yucumã em Derrubadas, o que impossibilitaria o acesso dos turistas definitivamente.

Por isso, na última quarta-feira (17), o Prefeito Edison Arnt reuniu-se em Derrubadas com o tesoureiro da Rota do Yucumã e prefeito daquele município, Alair Cemin. No encontro, as autoridades definiram que será realizada uma reunião no próximo dia 30, em Santo Augusto. Deverão participar lideranças dos municípios que fazem parte da Rota, com o objetivo de estudar e analisar os possíveis impactos da instalação de mais uma hidrelétrica.

Prefeito realiza reunião com vistas à conservação do Salto do Yucumã