Administração - Quarta-feira, 03 de Julho de 2024

Prefeito e Vice-Prefeito de Coronel Barros Realizam Visita à Ponte Armazém Basso e Moinho Hermann

No último sábado, 29 de junho de 2024, o Prefeito Edison Osvaldo Arnt e o Vice-prefeito Olivar Scherer realizaram uma visita à Ponte Armazém Basso e Moinho Hermann, localizada sobre o Rio Conceição, no Rincão dos Casalini. A ponte leva este nome em homenagem a dois estabelecimentos históricos da região.

A história da ponte remonta ao tempo em que existia uma pequena ponte de madeira, sob os cuidados do município de Ijuí, do qual Coronel Barros fazia parte como 3º Distrito. Relatos indicam que a ponte foi destruída por uma grande enchente. Posteriormente, o poder público de Ijuí construiu uma ponte de madeira maior e mais reforçada. Contudo, com a construção da BR-285 em 1969, a ponte de madeira foi desativada. Há informações não confirmadas de que a ponte tenha sido relocada ou que suas madeiras tenham sido utilizadas em outros serviços.

Visando resgatar e valorizar a história local, a administração municipal decidiu homenagear dois estabelecimentos que existiam na área. O primeiro é o Armazém Basso, um ponto de parada onde os viajantes descansavam, tomavam água, jogavam cartas e bochas, e compravam produtos essenciais. Os clientes incluíam viajantes, construtores da ponte da BR-285, moradores das redondezas, tropeiros e ciganos a cavalo. Os proprietários do armazém eram Juvino e Lurdes Casalini Basso, que tiveram três filhos: José Amauri, Enio Antônio e Paulo Roberto.

O segundo estabelecimento é o Moinho Hermann, fundado pela família do Sr. Beno Hermann e seu cunhado Onorino Picolli no atual Rincão dos Casalini. Eles trabalhavam com milho, trigo, arroz, ração e canjica. Devido à alta demanda, o moinho operava 24 horas por dia, com Sr. Beno fazendo rodízio de trabalho com sua esposa e filhos, principalmente Elidio e Célia. Dona Herminea, esposa do Sr. Beno, e os demais filhos cuidavam da roça da família.

A nova ponte, construída no ano de 2020, teve investimento de cerca de 1 milhão de reais de recursos próprios do município de Coronel Barros, foi nomeada "Ponte Armazém Basso e Moinho Hermann". Além disso, a ponte está agora concluída com a instalação de placas de identificação, pintura e uma placa contando a história do local. Na manhã de sábado, além dos gestores municipais, a vistoria contou com a presença de José Amauri Basso, Marines Casalini Basso, Laura Casalini Basso, Valdir Herrmann e Célia Casalini, todos descendentes dos comerciantes mencionados.