Educação - Sexta-feira, 14 de Junho de 2024

Coronel Barros Implementa Educação em Tempo Integral já com Matrículas Efetivadas

Na última segunda-feira, 10 de junho de 2024, a Câmara Municipal de Coronel Barros aprovou, em Sessão Ordinária, o Projeto de Lei que estabelece a implementação da Educação em Tempo Integral na Rede Municipal de Ensino. A lei, protocolada no dia 24 de maio, foi resultado de uma audiência pública que coletou 12 matrículas iniciais para o novo programa.

A legislação define diretrizes para a formação abrangente e inclusiva dos alunos, proporcionando acesso a diversas áreas do conhecimento e desenvolvimento pessoal por meio de atividades complementares. O foco é atender as metas educacionais nacionais, estaduais e municipais, visando a redução das desigualdades educacionais.

A proposta curricular integrará diferentes áreas do conhecimento, incluindo cultura e cidadania, e a formação será contextualizada, considerando o aluno em suas múltiplas dimensões — física, cognitiva, social, entre outras. A gestão do programa será participativa e transparente, com o envolvimento ativo da comunidade escolar.

O público-alvo são os estudantes das escolas municipais, incluindo aqueles com necessidades especiais. A implementação contará com parcerias e cooperações com diversas instituições e será financiada por dotações orçamentárias específicas.

Segundo a secretária de Educação, Luciana Heberle Mattioni, as atividades terão início em julho, atendendo inicialmente os alunos do 2º ano, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). "Estamos organizados para iniciar as atividades a partir de julho para as 12 matrículas efetivadas," afirmou a secretária.

A Educação em Tempo Integral em Coronel Barros é um passo significativo para a formação integral dos estudantes, promovendo uma educação mais inclusiva e abrangente, alinhada com as necessidades e potencialidades de cada aluno.