Educação - Segunda-feira, 13 de Maio de 2024

Reunião sobre Transporte Escolar Rural Destaca Importância da Manutenção Veicular e Compromisso com a Segurança no Trânsito

Na última sexta-feira (10/05), a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer promoveu uma reunião essencial com profissionais responsáveis pelo transporte escolar rural, profissionais da segurança pública e servidores municipais. O encontro, liderado pela Gestora da pasta, Luciana Heberle Mattioni, abordou uma variedade de temas cruciais, com destaque para a necessidade diária de manutenção dos veículos utilizados no transporte escolar.

O transporte escolar desempenha um papel fundamental ao facilitar o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas, especialmente para aqueles que residem em áreas rurais. Melhorias nesse serviço são diretamente relevantes para o aprendizado dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento da educação nacional.

Esta reunião integra uma série de iniciativas realizadas em conscientização ao Maio Amarelo, movimento global que visa reduzir os índices de mortes e feridos no trânsito. No Brasil, desde 2014, as campanhas do Maio Amarelo têm unido setores público, privado e a sociedade civil para discutir e implementar estratégias voltadas à segurança viária e à criação de vias mais seguras e sustentáveis.

Luciana Heberle Mattioni destacou a produtividade e a necessidade da reunião, que resultou na ata registrando diversas demandas a serem abordadas. Decidiu-se que os encontros serão mensais até o fim do ano letivo, com a presença de um pai representante de cada linha que será convocada para participar da reunião com foco na prática e fiscalização contínua, uma obrigação de todos os envolvidos.

É crucial que os veículos passem por vistorias periódicas, verificando todos os equipamentos e itens para garantir seu adequado funcionamento e segurança. O envolvimento de diferentes setores da sociedade contribui para a eficácia das campanhas, promovendo ações coordenadas e ampliando a conscientização sobre a segurança no trânsito e a importância das campanhas educativas.