Educação - Sexta-feira, 12 de Junho de 2015

Curso de Artesanato com Fibra de Bananeira

Certamente, você já deve ter ouvido a expressão “...bananeira que deu cacho”.  Várias são as interpretações dadas a esta expressão, muitas vezes, e em várias situações, utilizada pela população. Os “troncos” (pseudocaule) da planta de bananeira, material muitas vezes descartado na natureza, após a colheita do cacho usado na alimentação humana, são utilizados, de forma artesanal, na confecção dos mais diversos objetos e acessórios.

Para aproveitar este recurso natural, encontrado em nosso município, a EMATER/RS e a Secretaria Municipal da Assistência Social e Saúde, com apoio do CRAS, de Coronel Barros/RS, realizam o Curso de Artesanato em Fibra de Bananeira, para 20 mulheres urbanas e rurais, integrantes dos grupos assistidos pelas entidades.

As atividades iniciaram no dia quatro de maio, segunda-feira, na sala de cursos da Secretaria Municipal da Assistência Social e Saúde. As primeiras aulas, ministradas, em parceria, por profissionais do município vizinho, Entre-Ijuís, abordaram aspectos como identificação e preparação do caule da bananeira (corte do tronco), tipos de cortes e preparação das fibras e suas texturas, seleção da matéria-prima e o preparo das fibras, aplicando as técnicas de separação, lavagem, secagem e armazenamento, técnicas para tecer as fibras, confecção e elaboração de acessórios e peças decorativas.

Nas próximas aulas do curso, que terá a duração de 24 horas, previstas, ainda para o mês de maio e junho, dar-se-á continuidade na confecção de novas peças (vasos, sacolas, tapetes, cestas, jogo americano, telas, porta panelas e demais acessórios, utilitários e decorativos) com a criatividade que compete a cada participante. Também, serão trabalhados os temas como o acabamento das tranças e das peças, comercialização e custo produção, preservação do meio ambiente e sustentabilidade, higiene, segurança do trabalho e pontos de venda.

O encerramento do Curso de Fibra de Bananeira ocorreu no dia 10 de junho no Centro de Convivência do município de Coronel Barros e contou com mostra das peças confeccionadas e degustação de pratos preparados a base de banana.

Curso de Artesanato com Fibra de Bananeira