Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023

Prefeitura de Coronel Barros distribuiu mais de 300 cestas básicas para agricultores afetados pela estiagem

Aconteceu a entrega de cestas básicas aos agricultores afetados pela estiagem 2022/2023 e com bloco de produtor ativo e que se enquadra ao PRONAF - Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

A entrega das cestas básicas iniciou às 08h30 e seguiu até às 12h, o retorno das entregas ocorreu das 13h30 às 17h30.

Ao todo, foram distribuídas 342 cestas básicas, beneficiando 276 famílias. A medida visa amenizar os efeitos econômicos negativos enfrentados pelos produtores devido à falta de chuvas.

Em fevereiro o Prefeito Edison Osvaldo Arnt assinou decreto que declarou situação de emergência em Coronel Barros devido à estiagem com fundamentação em dados técnicos do relatório de perdas, elaborado pela Defesa Civil, Emater-RS/Ascar e Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, de Obras e Viação, de Cidadania, Assistência Social, Habitação e Cidadania e de Administração, Planejamento e Finanças.

Segundo o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Maurício Klamt, as cestas ajudam a amenizar os prejuízos, especialmente dos agricultores, que tiveram perdas significativas nas lavouras em função da seca.

Para retirar a cesta básica, bastava os produtores apresentar um documento com foto e o bloco do produtor. Esses documentos foram necessários para garantir a correta identificação e registro das famílias beneficiadas.

A distribuição é uma ação conjunta da Defesa Civil, Administração Municipal, Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Cidadania, Assistência Social, Habitação e Melhor Idade com recursos do Governo Federal.