Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023

Coronel Barros decreta situação de emergência devido à estiagem

O Prefeito Edison Osvaldo Arnt assinou nesta quarta-feira (15) um decreto que declara situação de emergência em Coronel Barros devido à estiagem. Com o documento, o Município consegue agilizar a aquisição de produtos e serviços para amenizar o impacto da falta de chuva.

A definição está fundamentada em dados técnicos do relatório de perdas em função da estiagem, elaborado pela Defesa Civil, Emater-RS/Ascar e Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, de Obras e Viação, de Cidadania, Assistência Social, Habitação e Cidadania e de Administração, Planejamento e Finanças.

Conforme levantamento realizado pela EMATER, até o momento, o prejuízo causado pela estiagem na produção agrícola chega a R$ 70.745.332,50. A safra mais afetada é a do milho grão sequeiro. Somente nesse grão, as perdas estimadas são de R$ 2.490.000,00, representando 100% da lavoura. No milho silagem a perda chega a 65%, somando R$ 2.340.000,00. As perdas estimadas na soja, grão predominante no município, são de R$ 64.894.500,00, representando 60% da lavoura. Já na bovinocultura leiteira, em uma estimativa baseada nos últimos 60 dias, estima-se um prejuízo de R$ 1.020.832,50.

O Município tem implementado ações para amenizar as consequências da estiagem, com perfuração de poços artesianos, aquisição de tubulações e manutenção de bombas com o objetivo da população não sofrer com a falta de água potável. Outra prática que a Administração Municipal tem adotado é a abertura de bebedouros e microaçudes, com o propósito de realizar a dessedentação animal das propriedades rurais.

“Com esses relatórios da Emater, Defesa Civil e departamentos da Administração Municipal podemos concluir que estamos em um momento preocupante. Os efeitos da estiagem não estão limitados apenas à área rural. Pelo contrário, as consequências se refletem na economia local, no comércio e em todos os setores do município, que sofrem os impactos da falta de chuva. Decisão de decretar situação de emergência tem o intuito de auxiliar os produtores e trabalhadores rurais a atravessar este momento de dificuldade”, explicou o prefeito Arnt.

No momento, também é imprescindível que a população colabore e use a água de forma racional.

Prefeito Edison Osvaldo Arnt; Defesa Civil, Maurício Klant e Marcelo Treter