Coronel Barros, quinta-feira, 02 de fevereiro de 2023 Telefone (55) 3333-9115

Saúde - Segunda-feira, 10 de Outubro de 2022

AURICULOTERAPIA NO SUS

Cuidar da saúde e/ou dores no corpo através da estimulação de pontos específicos da orelha. É assim que funciona a auriculoterapia, um recurso terapêutico da medicina tradicional chinesa que é disponibilizado pela Prefeitura de Coronel Barros aos usuários do Sistema Único de Saúde.

A auriculoterapia atua no organismo físico, mental e energético buscando a promoção da saúde e a recuperação de agravos. É uma prática de cuidado em saúde não invasiva e de baixo custo que pode ser utilizada em todos os espaços de cuidado. Para a estimulação dos pontos auriculares são utilizadas sementes de mostarda, esfera de ouro ou prata e cristais.

​​É importante explicar que aurículo e acupuntura não são as mesmas coisas. A diferença entre elas se dá em função da parte do corpo utilizada para o tratamento. Ou seja, na auriculoterapia, utiliza-se apenas o micro sistema do pavilhão auricular. Enquanto na acupuntura, são utilizados pontos energéticos localizados nos meridianos do corpo humano. Por enquanto ofertamos o atendimento de auriculoterapia em nossa UBS, mas visando ampliar os campos de abrangências dessas práticas pensando sempre em melhorar a saúde de nossos usuários.

​​A prática é disponibilizada na Unidade Básica de Saúde de Coronel Barros, sendo realizada através de agendamento com a Enfermeiras Cristiana dos Santos Arnt e Sara Gallert Sperling. Lembramos ainda que não necessita de encaminhamento de outro profissional, a agenda está aberta com horários disponíveis a toda a população.

Versão do sistema: 2.0.0 - 27/01/2023

Portal atualizado em: 01/02/2023 14:38:59